5 dicas para desligar da rotina

By in
139
5 dicas para desligar da rotina

Na correria do dia-a-dia, nem sempre é fácil desligar da rotina. Frequentemente, mesmo estando longe do trabalho, não conseguimos desligar os pensamentos profissionais. Esse excesso pode refletir-se na saúde e levar à exaustão e a momentos de ansiedade. Daí que o equilíbrio seja a palavra-chave. Por isso, hoje deixamos-lhe 5 dicas para ajudar a desligar da rotina:

  1. Pegue num livro
    Sabia que perder-se nas páginas de um livro faz bem à saúde? É verdade, desligar da sua rotina e ler um livro não só aumenta o seu repertório cultural, como também ajuda a estimular a criatividade e resolução de problemas do dia-a-dia.
    Independentemente do género do livro, a concentração necessária para processar as informações tira o foco da tensão física e emocional. Além disso, existem estudos que dizem que bastam seis minutos de leitura para diminuir os batimentos cardíacos, descontrair os músculos e baixar o nível de stress.
  2. Ouça música
    Uma boa companhia para qualquer altura e estado de espírito, a música distrai, relaxa, promove a sensação de bem-estar e ainda ajuda a aliviar a dor, diminuir o stress e baixar a pressão sanguínea.
    A música também ajuda no tratamento de doenças psicossomáticas, relaxando e reduzindo a ansiedade. Para ajudar a fugir da rotina e desligar da azáfama diária, experimente parar tudo, pegar nos auscultadores (se necessário) e deixar-se levar. Vai ver que dá resultado.
  3. Experimente jardinagem
    Cuidar de um jardim ajuda a estimular a paciência, uma vez que a natureza segue o seu próprio ritmo. Cultivar flores, ervas aromáticas ou outras plantas ajuda na concentração (fazendo com que se desconcentre dos problemas diários), promove a responsabilidade (uma vez que as plantas precisam de atenção e cuidado) e ainda desacelera o corpo e a cabeça.
    Além disso, observar a natureza diariamente ajuda na atenção aos detalhes. Por isso, se sente que precisa de se desligar do mundo, experimente o prazer de um jardim. Se vive num apartamento, isso já não é desculpa, cada vez existem mais soluções para jardinagem e hortas urbanas e interiores.
  4. Controle o uso de tecnologias
    Outro desafio é desligar das tecnologias, ou seja, do seu telemóvel, tablet, internet, redes sociais, televisão… Diariamente, muitos trabalhos obrigam a uma ligação quase contínua à internet e à tecnologia, ligação essa que muitas vezes é levada para casa. Por isso, nada melhor para desligar da rotina que limitar essa utilização nas horas vagas.
    Uma dica é desligar as notificações das suas redes sociais e do email nos momentos de lazer ou de descanso. Pode custar a primeira vez, mas acredite que vai desfrutar muito mais!
  5. Escolha um novo hobby
    Apostar num novo hobby é sempre uma mais-valia na hora de quebrar e desligar da rotina. Os passatempos proporcionam descobertas, desenvolvem habilidades e ainda lhe permitem conhecer novas pessoas.
    Seja meditação, pintura, costura, desporto, artesanato, fotografia, escrita, ou até leitura e jardinagem, duas atividades já faladas, os hobbies ajudam a uma autodescoberta e a melhorar a qualidade de vida, devido ao prazer que proporcionam.

Entender que é importante ter momentos que nos relaxem e nos ajudem a descansar para que possamos ter momentos de empenho e ação nas horas de trabalho, é o primeiro passo para uma vida mais equilibrada e feliz. E então, está pronto se desligar da rotina?

54321
(1 vote. Average 4 of 5)