Como ser feliz no trabalho

By in
88
Como ser feliz no trabalho

O stress e a azáfama do dia-a-dia, juntamente com responsabilidades, prazos e dificuldades, podem fazer com que o trabalho pareça um fardo na nossa vida. Além disso, muitas vezes ficamos presos na ideia de que só seríamos mais felizes se fossemos promovidos ou recebêssemos um aumento.

Mas segundo Srikumar S. Rao, autor do livro «Happiness at Work: Be Resilient, Motivated and Successful – No Matter What», não é um aumento ou uma promoção que vai aumentar o nível de felicidade no local de trabalho. Para ser mais feliz no trabalho, há que mudar a forma como o encara.

Como? Veja aqui as nossas dicas:

1. Deixe os problemas pessoais em casa

Todas as pessoas têm problemas, e nem sempre é fácil desligar e não pensar neles. Mas levá-los para o trabalho influencia o rendimento, afeta o humor e, consequentemente, as relações com os colegas de trabalho.

Tente abstrair-se ou resolver o que puder antes de iniciar o dia de trabalho. Não é fácil, bem sabemos, mas fará diferença no seu dia.

2. Respeite os seus colegas de trabalho

Quando se vive em sociedade, os conflitos são algo comum. Afinal, todos temos as nossas opiniões, que muitas vezes divergem das opiniões dos nossos colegas.

Mas, se pensarmos bem, muitas vezes passamos mais tempo com os nossos colegas de trabalho do que com a nossa família. Por isso, o respeito e a amabilidade são essenciais para o bem-estar de todos.

Ouça o que os outros têm a dizer, peça desculpa quando for necessário, elogie e agradeça. Pequenos gestos podem fazer uma grande diferença.

3. Organize-se

Um local de trabalho limpo e organizado ajuda a que o seu dia corra de forma mais eficiente (link para artigo Eficiência vs. Eficácia). Está comprovado que profissionais organizados sentem-se menos stressados ao longo do dia.

Faça listas, organize as suas tarefas por ordem de prioridades, e verá que as executa com maior eficiência. Não se esqueça que várias tarefas ao mesmo tempo acabam por gastar mais tempo e podem causar mais erros do que se se focar numa tarefa de cada vez.

4. Peça ajuda

Não há vergonha nenhuma em pedir ajuda. Não nascemos ensinados e estamos em constante aprendizagem. Por isso, por que não aprender com os outros? Uma equipa de trabalho deve viver em cooperação. Afinal, sucesso individual é sucesso coletivo.

Nunca se esqueça que pedir e aceitar ajuda é sinal de coragem, nunca de fraqueza.

5. Cuide si

Dar demasiado de si pode influenciar o seu bem-estar físico e mental.

Se trabalha sentado, levante-se após terminar uma tarefa, alongue, faça uma curta caminhada e espaireça antes de seguir para a próxima tarefa. Hidrate-se, não deixe de comer e se se sentir muito stressado, experimente ir apanhar ar.

Fora do trabalho, descanse o suficiente. Se não o fizer, o dia seguinte será muito mais difícil.

6. Aprenda

O ambiente de trabalho é uma fonte rica em conhecimento e é muito importante aproveitar para aprender algo novo todos os dias.

Saia da sua zona de conforto e tente entender o que os seus colegas fazem. Evoluir é uma lição preciosa para ser feliz no trabalho — e fora dele.

54321
(1 vote. Average 3 of 5)