Franchising Ideal

Oportunidades de sucesso

Guarda, a cidade mais alta de Portugal

6 Outubro 2022

Situada na Região Centro, na antiga província da Beira Alta, a Guarda é sede de concelho e capital de distrito, e desde cedo na História foi elevada a cidade: em 1199 recebeu carta de foral de D. Sancho I. O facto é que a Guarda foi um local onde os povos se estabeleceram ao longo dos séculos, e já antes dos Romanos – pela posição estratégica, que no alto da encosta de Serra da Estrela assegurava defesa, e pela terra que, apesar do clima rigoroso, é riquíssima em recursos – como as linhas de água nascem aqui e abastecem uma das maiores bacias hidrográficas de Portugal continental.

O grupo Soluções Ideais também se estabeleceu com uma loja nesta cidade dos 5 Fs: forte, farta, fria, fiel e formosa.

 

À descoberta da Guarda

Venha explorar os encantos da Guarda e descobrir por que motivos tem mesmo de visitar a cidade e o concelho:

 

O património arquitetónico e cultural

É dentro das muralhas da cidade que encontramos as "pérolas" do património da Guarda: as próprias muralhas medievais, o centro histórico cujas ruas albergam edifícios de janelas góticas e de gárgulas nos beirais, o Convento de São Francisco do século XIII, a Sé Catedral com elementos do Gótico e do Manuelino, a Torre de Menagem e a Torre dos Ferreiros, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de São Vicente e, claro, a famosa Judiaria. Não deixe de conhecer, também, o Museu da Guarda.

Fora de muralhas, é de visita obrigatória:

  • a Capela de Nossa Senhora do Mileu, anterior ao século XII;
  • o sítio arqueológico Cabeço das Fráguas, antigo local de culto aos deuses lusitanos;
  • a Anta da Pera do Moço, monumento megalítico;
  • o castro do Jarmelo e o castro de Tintinolho, datados da Idade do Ferro.

A par com o património arquitetónico e cultural, está o legado histórico e a Guarda ficará para sempre associada à identidade e cultura portuguesas como o berço da Língua Portuguesa: foi aqui que Paio Soares de Taveirós, um trovador galego, escreveu o primeiro texto literário da Língua Portuguesa, a Cantiga da Ribeirinha.

Os sabores beirões

Como não poderia deixar de ser, também na gastronomia se reflete a personalidade desta cidade e os sabores e ingredientes tão típicos da região beirã ressaltam nos enchidos e queijos de qualidade ímpar, como o distinguido Queijo da Serra, ex-libris da cidade, e em pratos como o cabrito assado em forno de lenha, o caldo de grão, o bacalhau à Lagareiro, o bucho com grelos e nas sobremesas como as sardinhas doces de Trancoso, as cavacas de Pinhel e as filhoses da Guarda, a bola parda e a bola da Guarda, o bolo de azeite e o folar da Páscoa.

A Serra da Estrela e o património natural

A Serra da Estrela é o maior complexo montanhoso de Portugal continental e o mais conhecido e visitado, destino obrigatório para quem pretende fazer férias na neve. Ao longo da serra, e por toda a região, erguem-se rochas de granito e de xisto, algumas com dimensões grandes e formatos caricatos. Da paisagem natural destaca-se também o vale glaciar do Zêzere, o maior da Europa, com 13 quilómetros de extensão.

Toda a região da Serra da Estrela é considerada Reserva Biogenética, um riquíssimo ecossistema com exemplares únicos da flora e da fauna, como o lobo ibérico e o javali, mas também a lontra, a raposa e a geneta, entre outros animais.

 

São argumentos irresistíveis para se meter ao caminho e visitar esta cidade, ou mesmo decidir-se por viver na Guarda. Quer venha cá em negócios, fazer férias ou morar tem mesmo de passar pela nossa loja SI – temos todo o gosto em ajudá-lo na sua estada, para aconselhá-lo num negócio próprio, na procura ou construção de casa.

 

 

Imagens © Direitos reservados

Referências: Câmara Municipal da Guarda

Novidades da nossa rede

Transferências de crédito habitação triplicaram em 2023
Transferências de crédito habitação triplicaram em 2023

As transferências de crédito habitação entre instituições bancárias representaram 27% do mercado do crédito em 2023.

Com a escalada das taxas Euribor e do custo de vida, a renegociação ou transferência dos créditos habitação tem sido umas das soluções utilizadas para reduzir a carga mensal dos portugueses.

“Conseguem-se bons resultados com a chamada sorte que tem muito trabalho”
“Conseguem-se bons resultados com a chamada sorte que tem muito trabalho”

Nuno Pedroso Lima, Diretor da Loja SI Lousã, admite que a mediação imobiliária já o cativou e afirma que os bons resultados se obtêm com “a chamada sorte que tem muito trabalho”

Apostou na Soluções Ideais por ser uma marca 100% portuguesa, à qual reconhece uma identidade muito própria – “só quem cá está dentro é que entende o que isto e”, cuja gerência encontra sempre forma de ajudar a atingir os objetivos.

Veja a entrevista aqui! 

Não desistir é fundamental para obter bons resultados
Não desistir é fundamental para obter bons resultados

“Não desistir é fundamental” para obter bons resultados, afirma Paulo Pedro, Diretor da loja SI Aveiro Glória, um dos franchisados com mais anos do Grupo Soluções Ideais.

Além disso, é preciso muito esforço, persistência e resiliência, disse, ainda, Paulo Pedro, que viu na mediação imobiliária uma área com potencial e encontra na gerência do Grupo SI o apoio necessário para enfrentar os momentos mais difíceis. 

Veja a entrevista aqui