Franchising Ideal

Oportunidades de sucesso

A Lourinhã

21 Novembro 2022

Conhecida pelas paisagens rurais, pela Praia da Areia Branca onde gerações de famílias vêm a banhos e pelos achados arqueológicos de fósseis de dinossauros, a Lourinhã faz parte da afamada Região do Oeste, da qual fazem parte municípios como Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche ou Torres Vedras.

As suas origens datam do século XII quando recebe carta de foral de D. Jordan, o nobre franco a quem D. Afonso Henriques doou aquelas terras em reconhecimento da contribuição na luta contra a ocupação moura. Mais tarde, no século XIX, a Lourinhã teve um papel determinante na guerra contra as tropas de Napoleão, durante a primeira invasão francesa – a célebre Batalha do Vimeiro.

Desde então, o concelho tem ganho relevância e muitos são os que aqui encontram as condições ideais para viver e trabalhar, para fazer atividades de ar livre e para passar férias – e exemplo disto é a loja do grupo Soluções Ideais.

 

Descobrir a Lourinhã

A descoberta da Lourinhã faz-se de várias formas: explorando a natureza, conhecendo os tesouros da História ou desfrutando das festas e eventos de gastronomia, música e animação histórico-cultural.

 

Os eventos: música, História e gastronomia

Um dos motivos para visitar a Lourinhã são os eventos que promovem a região, os seus produtos e o património histórico e natural:

  • a Quinzena Gastronómica do Polvo;
  • a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC da Lourinhã, uma oportunidade para provar os produtos desta região única no país no que respeita à produção exclusiva de aguardentes vínicas e uma das três regiões demarcadas da Europa;
  • o festival Sons na Areia;
  • a Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro e Mercado Oitocentista, um evento que é verdadeira uma viagem no tempo até ao século 1800, em plena época das invasões francesas.

 

O património histórico-cultural

Na Lourinhã o legado histórico é, sem dúvida, uma mais-valia para a região e para o país: a Batalha do Vimeiro, durante as invasões napoleónicas, a necrópole do Neolítico da Gruta da Feteira e, claro, a existência de fósseis de dinossauros de várias espécies, como a do carnívoro Torvossauro, cuja descoberta é única no mundo. Aliás, os únicos fósseis de dinossauros carnívoros têm sido descobertos na Lourinhã, apesar de se ter encontrado espécies herbívoras noutras partes do mundo.

O património cultural e histórico está reunido em espaços merecem a visita:

  • O Museu da Lourinhã, que desde a sua criação em 1984 se tornou numa referência nas áreas da Etnografia, Arqueologia e Paleontologia;
  • O Dino Parque Lourinhã, o parque temático e museu ao ar livre dedicado aos dinossauros e à História Natural;
  • O  Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro;
  • O Espaço Museológico Olhar o Mar, dedicado à atividade piscatória ao longo dos séculos: o modo de vida dos pescadores, a evolução da pesca e respetivas técnicas, as embarcações e os instrumentos de navegação, orientação e comunicação no mar.

 

A envolvente geográfica

Voltada para o oceano Atlântico, à Lourinhã associa-se sempre o mar e as praias da Areia Branca, do Areal e da Peralta. Mas neste concelho a envolvente natural não se fica pela costa marítima e há paisagens que o visitante tem mesmo de explorar:

  • O Parque Fonte Lima;
  • O Vale Cornaga;
  • O Planalto das Cesaredas;
  • Os moinhos de vento da Pinhôa e do Boneco.

 

Quer visite a Lourinhã em negócios ou em férias, ou esteja a pensar estabelecer-se na região, tem mesmo de passar pela nossa loja SI – temos todo o gosto em ajudá-lo na sua estada, em aconselhá-lo num negócio próprio, ou na procura ou construção de casa.

 

Imagens © Direitos reservados

Referências: Câmara Municipal da Lourinhã

Novidades da nossa rede

“Conseguem-se bons resultados com a chamada sorte que tem muito trabalho”
“Conseguem-se bons resultados com a chamada sorte que tem muito trabalho”

Nuno Pedroso Lima, Diretor da Loja SI Lousã, admite que a mediação imobiliária já o cativou e afirma que os bons resultados se obtêm com “a chamada sorte que tem muito trabalho”

Apostou na Soluções Ideais por ser uma marca 100% portuguesa, à qual reconhece uma identidade muito própria – “só quem cá está dentro é que entende o que isto e”, cuja gerência encontra sempre forma de ajudar a atingir os objetivos.

Veja a entrevista aqui! 

Não desistir é fundamental para obter bons resultados
Não desistir é fundamental para obter bons resultados

“Não desistir é fundamental” para obter bons resultados, afirma Paulo Pedro, Diretor da loja SI Aveiro Glória, um dos franchisados com mais anos do Grupo Soluções Ideais.

Além disso, é preciso muito esforço, persistência e resiliência, disse, ainda, Paulo Pedro, que viu na mediação imobiliária uma área com potencial e encontra na gerência do Grupo SI o apoio necessário para enfrentar os momentos mais difíceis. 

Veja a entrevista aqui

Isabel Martins revela o segredo do sucesso
Isabel Martins revela o segredo do sucesso

Isabel Martins, a diretora comercial da SI Vila Real, que abriu as portas em outubro de 2023, já recebeu prémios na Gala Crescimento e Resultados 2024, no passado dia 9 de fevereiro. 

Isabel revela que o sucesso advém da persistência, força de vontade, espírito de entreajuda, de trabalhar com uma equipa fantástica e do acreditar em si e na nossa marca. 

Aliás, a diretora comercial da SI Vila Real define o Grupo SI como uma segunda família! 

Veja a entrevista aqui!