Franchising Ideal

Oportunidades de sucesso

A eficiência energética e a sua importância

19 Dezembro 2022

Mais do que nunca a eficiência energética e a gestão consciente dos recursos naturais têm de ser a grande prioridade na agenda das nações e dos povos para garantir a sustentabilidade do futuro. A eficiência energética é uma responsabilidade de todos, de governantes, de instituições e empresas, e de cada pessoa.

É vital que tanto as leis sejam aplicadas como os comportamentos sejam adaptados no sentido de se conquistar uma maior eficiência energética dia após dia. Por isso, fique a compreender o que é a eficiência energética, como é mensurada e como pode integrá-la no quotidiano.

 

O que é a eficiência energética?

A eficiência energética diz respeito ao consumo de energia e não à fonte de energia. Assim, a eficiência energética é o máximo de consumo de energia obtido despendendo o mínimo de esforço, de tempo e de recursos por forma a alcançar o maior nível de conforto e qualidade de vida, e sem desperdícios, ou reduzindo-os.

Apesar de se traduzir na otimização do consumo de energia, a eficiência energética está intimamente ligada com a sustentabilidade e, portanto, com a utilização das diferentes fontes de energia renováveis e não renováveis:

  • Fontes de energia renováveis: agua dos rios - energia hídrica; sol - energia solar; vento/ar - energia eólica; mar - energia oceância; interior/calor da terra - energia geotérmica; matéria orgânica - biomassa; fussão atómica - energia nuclear limpa (cuja investigação científica tem procurado reproduzir a fórmula sem êxito);
  • Fontes de energia não renováveis: carvão, petróleo e seus derivados, gás; fissão atómica - energia nuclear.

 

Como se mede a eficiência energética?

No cálculo para apurar o indicador de eficiência energética (IEE), o clima é sempre levado em consideração e, uma vez que há variações ao longo do ano, portanto necessidades energéticas diferentes, estes cálculos são feitos com alguma periodicidade.

A fórmula de cálculo do IEE é algo complexa, mas em termos mais simples os elementos que se contabiliza são a energia gasta para aquecimento, a energia gasta para arrefecimento, a energia gasta noutros processos, como a iluminação.

Em termos práticos e em contexto doméstico, podemos medir a eficiência energética da seguinte forma: dividir a quantidade de energia gasta pelo total disponibilizado; se o resultado for igual a 1, então a eficiência é máxima, significando que não se desperdiçou a energia contratada; se se gastou menos energia do que o total contratado, a eficiência energética é baixa.

A melhor forma de obter o IEE da sua casa é através do Certificado de Eficiência Energética, a avaliação feita por peritos qualificados e autorizados pela ADENE – Agência para a Energia.

Então, o que fazer para se obter maior eficiência energética?

 

O que fazer para obter maior eficiência energética no dia a dia?

A nível doméstico, o aumento dos níveis de eficiência energética faz-se em várias frentes:

  1. analisar os consumos nos diferentes horários e reavaliação as tarifas contratadas – explicamos-lhe aqui como proceder;
  2. apostar em energias verdes;
  3. ajustar os hábitos da família, como desligar as luzes ou escolher apenas lâmpadas LED, reduzir a pressão do duche, etc. – veja as nossas dicas aqui para poupar energia e dinheiro;
  4. preferir eletrodomésticos eficientes e/ou eco-friendly;
  5. fazer o check-up à sua casa – explicamos-lhe aqui o que é e como fazer;
  6. fazer melhorias na habitação no sentido de obter maior conforto térmico, tanto no inverno como no verão – veja aqui as nossas dicas.

A forma mais precisa e concreta de saber quais as melhorias que tem de fazer em sua casa e que hábitos terá de ajustar é através do Certificado de Eficiência Energética, no qual os peritos indicam tudo o que é necessário fazer – por exemplo, substituir janelas e sistemas de aquecimento. Informe-se junto do nosso Gabinete técnico.

 

A nível global, a eficiência energética é uma meta que só se alcança com a conjugação de três fatores:

  1. a mudança de mentalidades, para se dar a passagem do consumo imediatista para o consumo consciente e responsável;
  2. desenvolver e aplicar processos de poupança de recursos, nomeadamente de energia;
  3. investir na investigação tecnológica aplicada à produção de energia, ao seu transporte e armazenamento, e ao seu consumo que reduza ou evite desperdícios (por exemplo, eletrodomésticos eco-friendly ou sustentáveis).

 

Como vê, a importância da eficiência energética é imensurável e cabe a todos nós fazer as mudanças necessárias, tanto para o bem do nosso planeta como da nossa casa e das nossas finanças. E para quem vai construir casa própria, saiba que pode começar já a contribuir optando pelo projeto de uma casa eficiente e pela sua construção sustentável. Fale com o nosso Gabinete ou diretamente com os nossos especialistas em arquitetura e projeto – no Grupo Soluções Ideais vamos acompanhá-lo de forma tão próxima como nunca imaginou.

 

 

Imagens © Direitos reservados

Novidades da nossa rede

“Conseguem-se bons resultados com a chamada sorte que tem muito trabalho”
“Conseguem-se bons resultados com a chamada sorte que tem muito trabalho”

Nuno Pedroso Lima, Diretor da Loja SI Lousã, admite que a mediação imobiliária já o cativou e afirma que os bons resultados se obtêm com “a chamada sorte que tem muito trabalho”

Apostou na Soluções Ideais por ser uma marca 100% portuguesa, à qual reconhece uma identidade muito própria – “só quem cá está dentro é que entende o que isto e”, cuja gerência encontra sempre forma de ajudar a atingir os objetivos.

Veja a entrevista aqui! 

Não desistir é fundamental para obter bons resultados
Não desistir é fundamental para obter bons resultados

“Não desistir é fundamental” para obter bons resultados, afirma Paulo Pedro, Diretor da loja SI Aveiro Glória, um dos franchisados com mais anos do Grupo Soluções Ideais.

Além disso, é preciso muito esforço, persistência e resiliência, disse, ainda, Paulo Pedro, que viu na mediação imobiliária uma área com potencial e encontra na gerência do Grupo SI o apoio necessário para enfrentar os momentos mais difíceis. 

Veja a entrevista aqui

Isabel Martins revela o segredo do sucesso
Isabel Martins revela o segredo do sucesso

Isabel Martins, a diretora comercial da SI Vila Real, que abriu as portas em outubro de 2023, já recebeu prémios na Gala Crescimento e Resultados 2024, no passado dia 9 de fevereiro. 

Isabel revela que o sucesso advém da persistência, força de vontade, espírito de entreajuda, de trabalhar com uma equipa fantástica e do acreditar em si e na nossa marca. 

Aliás, a diretora comercial da SI Vila Real define o Grupo SI como uma segunda família! 

Veja a entrevista aqui!