Sabe como captar leads de negócio?

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Sabe como captar leads de negócio?

Hoje em dia, existem inúmeras estratégias para captar leads para o seu negócio. Mas sabe quais são as mais eficazes?

O que é um lead?

Em primeiro lugar, lead é um potencial cliente com interesse em adquirir um produto ou serviço da sua empresa. A geração de leads é cada vez mais fundamental para o sucesso das empresas, uma vez que é o primeiro passo para gerar um cliente.

Como identificar potenciais clientes?

Vivemos numa época em que o consumidor se tornou cada vez mais “camaleónico”. Como assim? Vejamos: um gestor de uma empresa de sucesso não é forçosamente uma pessoa que veste um fato caro, que conduz um bom carro e que frequenta locais sofisticados, pois não? Na verdade, muitas vezes veste calças de ganga, tem um carro antigo e frequenta bares desportivos ou discotecas com os amigos.

Vendo o outro lado da moeda, acontece a mesma coisa. Pessoas de classe média-baixa podem conduzir carros topo de gama e gostar de jogar golfe, não podem? Os estereótipos são (ou deviam ser) coisa do passado.

Isto para explicar a importância da não segmentação de clientes e leads pela forma como se vestem, pelo carro que conduzem ou pelos locais que frequentam. Nunca se sabe onde estará o próximo cliente da sua empresa.

Como captar leads no ramo imobiliário?

Existem diversas formas de captar leads no mercado imobiliário. Por isso, hoje deixamos-lhe as que consideramos mais eficazes:

  1. Recomendação

Se o serviço é positivo e agradou o cliente, será muito mais provável que este o recomende a amigos, familiares e colegas, facilitando todo o processo comercial. Por isso, tratar bem um cliente é a melhor forma de publicitar os serviços da sua empresa. Esta é sempre a estratégia mais eficaz e, claro, a mais barata. Não se esqueça que o cliente, seja ele cliente comprador ou cliente proprietário, é rei em todas as fases do processo.

  • Acompanhamento pós-venda

O acompanhamento pós-venda é extremamente importante, uma vez que faz com que o cliente se sinta próximo da empresa, ao mesmo tempo que garante que os serviços da empresa não caem no esquecimento. A satisfação do cliente nesse sentido traz imensas vantagens, uma vez que aumenta a probabilidade de levar à recomendação falada no ponto anterior.

  • Redes sociais

Sabia que 6 em cada 10 portugueses utilizadores de redes sociaisseguem empresas ou marcas através dessas plataformas? Embora ainda haja alguns resistentes às redes sociais, a verdade é que a maioria da população portuguesa se encontra registada numa ou mais redes sociais, utiliza-a diariamente, e segue as marcas que mais lhe interessam. Por isso, se os clientes estão lá, as empresas também têm de estar.

Mas atenção: é importante ter em conta a regra dos 80/20. Ou seja, apenas 20% das nossas comunicações devem ser direcionadas às vendas, as restantes devem ser sempre do foro social. Se pretenderem uma exposição massiva de um produto, é aconselhável utilizar os grupos de compra e venda e o Marketplace.

  • Portais Imobiliários

Os portais imobiliários são uma porta de entrada de novos leads que não pode ser colocada de parte. Todos sabemos que uma boa parte dos contactos que chegam às lojas são provenientes deste canal.

No entanto é importante selecionar os portais adequados. Não vale a pena estar presente em todos. Só nos que fazem sentido para cada uma das empresas.                                                

  • Placas

Estatisticamente, sabemos que as placas, para além de ajudarem no aumento da notoriedade da marca numa região, são também uma das maiores origens de contactos. Por essa razão, sugerimos sempre a sua colocação.  Preferencialmente sem placas concorrentes ao lado. 😉

Por fim, o melhor conselho que podemos deixar é que sejam inovadores e audazes. O mercado imobiliário atravessa um momento muito positivo, ideal não só para fazer negócio, mas também para consolidar o negócio e a carteira de clientes para o futuro.

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